1º Passo
Verificar se as bombas são iguais ou similares
1- Sentido de Giro. (Bomba Unidirecional)
1º Passo- Deixar a bomba de barriga para baixo.

2º Passo- Deixa a bomba com o eixo apontado para você.
3º Passo- Observar diâmetros de entrada e saída de óleo, a entrada de óleo sempre vai ser maior que a saída.
Entrada Lado Esquerdo – Bomba Horária

Entrada lado direito olhando de frente com o eixo – Anti-horária

2- Bomba Bidirecional. (Bomba Bidirecional)
As Bombas Bidirecionais podem ser usadas dos dois lados porem as mangueiras de entrada e saída devem ir na posição correta.

Como Saber o Sentido que deve ser Usado na Bomba
Se Você não souber se a bomba deve ser horaria ou Anti-Horária você deve olhar o Eixo do Motor ou da Tomada de Força que vão ser Acoplados na Bomba, A bomba sempre vai ter o sentido inverso ou seja:

3- Verificar se a Pressão e Vazão da bomba são iguais
Se seu sistema funciona bem sempre procure comprar a bomba Igual, tentar aumentar velocidade ou força do sistema pode ter consequências graves, como superaquecimento que vai causar danos a todo sistema hidráulico e excesso de pressão que pode começa romper mangueiras e ate estufar cilindros hidráulicos.
2º Passo:
Verificar Filtros
Normalmente temos dois Filtros nos sistemas hidráulicos.
Filtro de Sucção (dentro do Reservatório): Se não estiver danificado pode ser lavado.
Filtro de Retorno (deve ser substituído seu Refil)
3º Passo:
Verificar Óleo Hidráulico
Ao substituir os Filtros e encontrar Partículas sólidas nos filtros é necessário drenar todo o óleo do Sistema hidráulico (Reservatório, Pistões e Mangueiras) e fazer a substituição do mesmo, sempre observar Também a cor do Óleo Hidráulico, colocar um pouco do Óleo Hidráulico retirado do Sistema em um recipiente Transparente (pode ser um copinho plástico) e comparar com Óleo Hidráulico Novo (Primeira Linha).
Os óleos Primeira Linha mais conhecidos são: Lubrax, Texaco, Petronas, Mobil.

4º Passo:
Aferir a Pressão do equipamento

É necessário colocar um manômetro no comando hidráulico e aferir a pressão de acordo com as recomendações do Fabricante.
*Caso não conheça a pressão necessária consultar um especialista.
Principais Problemas Ocorridos no Sistema Hidráulico e Suas Consequências
| Principais Problemas | Consequências | Solução |
| Excesso de Pressão | Trinca na Carcaça da Bomba | Regular válvula de Alivio conforme
Indicado fabricante do equipamento |
| Vazamento no Retentor | ||
| Desgaste Prematuro na carcaça da Bomba | ||
| Superaquecimento | ||
| Vazamento em junta da Carcaça | ||
| Ruptura de eixo. | ||
| Contaminação no Óleo
Hidráulico |
Desgaste Excessivo na Placa Lateral | Troca de Óleo do Reservatório e dos cilindros hidráulicos e mangueiras, troca de filtro e limpeza em todo sistema. |
| Desgaste Excessivo na Carcaça | ||
| Danificação nos Rolamentos | ||
| Desgaste excesso nos eixos das engrenagens | ||
| Desalinhamento na
Montagem
|
Vazamento no retentor | Realinhar os Eixos, o desvio máximo não deve exceder 0,1mm em caso de cardans o ângulo máximo no cardan deve ser
10 graus |
| Desgaste do rolamento. | ||
| Desgaste na placa de encosto | ||
| Desgaste prematuro na extremidade do eixo e ate sua ruptura. | ||
| Falta de Óleo | Superaquecimento | Verificar frequentemente nível de óleo.
Verificar se não há vazamentos. |
| Desgaste excessivo das placas laterais. | ||
| Desgaste excessivo no reparo | ||
| Desgaste excessivo nos rolamentos | ||
| Ar no Sistema Hidráulico | Cavitação | Tirar o Ar do Sistema Hidráulico |
| Desgaste na Placa de Lateral | ||
| Ruido Excessivo |








