1º Passo
Verificar se as bombas são iguais ou similares
1- Sentido de Giro. (Bomba Unidirecional)
1º Passo- Deixar a bomba de barriga para baixo.
2º Passo- Deixa a bomba com o eixo apontado para você.
3º Passo- Observar diâmetros de entrada e saída de óleo, a entrada de óleo sempre vai ser maior que a saída.
Entrada Lado Esquerdo – Bomba Horária
Entrada lado direito olhando de frente com o eixo – Anti-horária
2- Bomba Bidirecional. (Bomba Bidirecional)
As Bombas Bidirecionais podem ser usadas dos dois lados porem as mangueiras de entrada e saída devem ir na posição correta.
Como Saber o Sentido que deve ser Usado na Bomba
Se Você não souber se a bomba deve ser horaria ou Anti-Horária você deve olhar o Eixo do Motor ou da Tomada de Força que vão ser Acoplados na Bomba, A bomba sempre vai ter o sentido inverso ou seja:
3- Verificar se a Pressão e Vazão da bomba são iguais
Se seu sistema funciona bem sempre procure comprar a bomba Igual, tentar aumentar velocidade ou força do sistema pode ter consequências graves, como superaquecimento que vai causar danos a todo sistema hidráulico e excesso de pressão que pode começa romper mangueiras e ate estufar cilindros hidráulicos.
2º Passo:
Verificar Filtros
Normalmente temos dois Filtros nos sistemas hidráulicos.
Filtro de Sucção (dentro do Reservatório): Se não estiver danificado pode ser lavado.
Filtro de Retorno (deve ser substituído seu Refil)
3º Passo:
Verificar Óleo Hidráulico
Ao substituir os Filtros e encontrar Partículas sólidas nos filtros é necessário drenar todo o óleo do Sistema hidráulico (Reservatório, Pistões e Mangueiras) e fazer a substituição do mesmo, sempre observar Também a cor do Óleo Hidráulico, colocar um pouco do Óleo Hidráulico retirado do Sistema em um recipiente Transparente (pode ser um copinho plástico) e comparar com Óleo Hidráulico Novo (Primeira Linha).
Os óleos Primeira Linha mais conhecidos são: Lubrax, Texaco, Petronas, Mobil.
4º Passo:
Aferir a Pressão do equipamento
É necessário colocar um manômetro no comando hidráulico e aferir a pressão de acordo com as recomendações do Fabricante.
*Caso não conheça a pressão necessária consultar um especialista.
Principais Problemas Ocorridos no Sistema Hidráulico e Suas Consequências
Principais Problemas | Consequências | Solução |
Excesso de Pressão | Trinca na Carcaça da Bomba | Regular válvula de Alivio conforme
Indicado fabricante do equipamento |
Vazamento no Retentor | ||
Desgaste Prematuro na carcaça da Bomba | ||
Superaquecimento | ||
Vazamento em junta da Carcaça | ||
Ruptura de eixo. | ||
Contaminação no Óleo
Hidráulico |
Desgaste Excessivo na Placa Lateral | Troca de Óleo do Reservatório e dos cilindros hidráulicos e mangueiras, troca de filtro e limpeza em todo sistema. |
Desgaste Excessivo na Carcaça | ||
Danificação nos Rolamentos | ||
Desgaste excesso nos eixos das engrenagens | ||
Desalinhamento na
Montagem
|
Vazamento no retentor | Realinhar os Eixos, o desvio máximo não deve exceder 0,1mm em caso de cardans o ângulo máximo no cardan deve ser
10 graus |
Desgaste do rolamento. | ||
Desgaste na placa de encosto | ||
Desgaste prematuro na extremidade do eixo e ate sua ruptura. | ||
Falta de Óleo | Superaquecimento | Verificar frequentemente nível de óleo.
Verificar se não há vazamentos. |
Desgaste excessivo das placas laterais. | ||
Desgaste excessivo no reparo | ||
Desgaste excessivo nos rolamentos | ||
Ar no Sistema Hidráulico | Cavitação | Tirar o Ar do Sistema Hidráulico |
Desgaste na Placa de Lateral | ||
Ruido Excessivo |